terça-feira, 7 de julho de 2020

Alexandre, o grande, e a fusão cultural entre o Oriente e o Ocidente.


Alexandre, o jovem rei macedônio fez histórias com suas conquistas.
Partindo da Europa seu exército conquistou terras longíquas que nunca um europeu havia chegado antes.
Conquistou terras de três continentes – Europa, África e Ásia – fundou 17 cidades e alcançou as terras do subcontinente indiano.
Ao que tudo indica havia no conquistador uma obsessão pelo glória e pela necessidade de conquistar cada vez mais. Em uma passagem, quando ainda criança recebia notícias de que seu pai Filipe havia conquistado mais uma região, Alexandre lamentava com os amigos que seu pai não iria deixar nada para ele conquistar. Relata-se que o jovem rei era obcecado pela grandeza.
Uma das estratégias que Alexandre usava após conquistar uma região era a de dar liberdade aos conquistados para que pudessem praticar sua cultura, isso favorecia seu governo. Chegava a estimular a união de seus comandantes com mulheres asiáticas e o próprio chegou a se casar com uma nobre iraniana.
As culturas orientais também exerceram um grande fascínio sobre ele, com isso Alexandre também teve facilidade de reconhecer e respeitar os costumes e a coragem de seus inimigos.
Na verdade havia uma tática implícita que visava fundar os alicerces de um grande império. Pois com isso ele pretendia evitar a fragmentação.
Quando o império de Alexandre se desfez (321 a.C) a cultura oriental influenciava e encontrava-se miscigenada à cultura macedônia europeia. O helinismo se rendeu a deuses como Ísis e Serápis do Egito, incorporam cultos à imortalidade. “Surgia, assim, o caldo heterogêneo no qual nasceria o cristianismo.”

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Significado de Revolução

O que é uma Revolução:


Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.

Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.

No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda. Ex: Depois de ter sofrido uma parada cardíaca, o seu estilo de vida sofreu uma revolução.

No contexto da Astronomia, revolução está relacionado com o movimento de um determinado astro, mais concretamente o tempo que um astro demora a percorrer a sua órbita.

De acordo com a Geometria, uma revolução corresponde ao movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lado, que cria um sólido.

No âmbito da Física, uma revolução remete para o movimento circular em torno de um eixo fixo, sendo que o objeto em questão volta ou passa pela sua posição inicial.

Revolução Francesa

A Revolução Francesa corresponde ao período entre 1789 a 1799, que serviu para terminar o Antigo Regime. O lema da Revolução Francesa foi "Igualdade, Fraternidade e Liberdade".

A Revolução Francesa teve como motivação a infelicidade social causada por razões econômicas e diplomáticas, como más colheitas, aumento demográfico, etc. O povo francês verificava que a França ficava para trás em comparação com outros países em avanço, como a Inglaterra. A sociedade iluminista e burguesa verificou o sucesso da revolução americana, o que motivou o derrube do regime absolutista. Naquela altura, com medo de perder os seus privilégios, a nobreza tentou se defender, impedindo que os ministros de Luís XVI pudessem tomar medidas para melhorar a situação econômica vivida.

No dia 14 de Julho de 1789, quando o povo soube que o rei pretendia dissolver a Assembleia, houve o assalto e destruição de Bastilha, prisão do Estado e símbolo da repressão do Regime absoluto. O Rei tentou fugir do país, mas foi detido e obrigado a aprovar a constituição criada recentemente. Mais tarde, em Janeiro de 1793, a Assembleia votou a execução do rei Luís XVI, decisão que fez com que a Grã-Bretanha, Espanha e Holanda declarassem guerra à França.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do século XVIII no Reino Unido. Esta revolução ocorreu graças à utilização de máquinas na indústria, e foi potenciada com a invenção da máquina a vapor.

A estrutura do trabalho foi alterada, sendo que em muitos casos os artesãos eram substituídos por operários de fábricas. Uma grande diferença é que essas novas fábricas precisavam de forte investimento para serem construídas e de um mercado regular. A sociedade passou de agrícola a industrial, o que resultou em um movimento de zonas rurais para as cidades. Isso causou alguns desequilíbrios políticos, sociais e econômicos, ainda antes de ocorrer a Revolução Francesa.

É conhecida como Segunda Revolução Industrial, a mudança causada pela introdução da eletricidade, do petróleo e dos motores de combustão. A Terceira Revolução Industrial está relacionada com o tratamento eletrônico de dados e utilização da informática e robótica nos processos industriais.

Revolução Cubana

A revolução cubana foi um conflito armado onde o líder Fulgêncio Batista foi removido do poder em 1959, graças à intervenção do movimento liderado por Fidel Castro. Um dos nomes mais sonantes da revolução foi Che Guevara, que integrou o Exército Rebelde de Castro.

Revolução Russa

A revolução russa de 1905 foi caracterizada por um conjunto de motins e rebeliões contra o Czarismo, que estava enfraquecido depois da derrota da Rússia na guerra contra o Japão. A revolução teve início depois das mortes do Domingo Vermelho, que serviram para unir a oposição. A rebelião ganhou mais força depois da rebelião que ocorreu no couraçado Potemkin e da greve geral com o objetivo de chegar ao poder. Apesar disso, as forças czaristas destruíram facilmente o movimento rebelde.

A revolução russa de 1917 foi o conjunto de conflitos que culminaram no fim do regime czarista e na introdução de um sistema comunista. Foi marcada pela Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.

Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, foi uma rebelião regional contra o governo imperial no Brasil. Ocorreu entre 1835 e 1845 no sul do Brasil, e culminou na independência da província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Revolução de 1930

A revolução de 1930 foi um movimento revolucionário no Brasil, que tirou do poder o presidente da República Washington Luís Prestes, e entregando o poder a Getúlio Vargas.

Entre alguns eventos que potenciaram esta revolução estão: o tenentismo e o contínuo esforço de tirar o poder das oligarquias; o acordo entre os estados de S. Paulo e Minas Gerais; crise financeira e alteração da liderança do país, que resultou das eleições presidenciais irregulares de 1930.

Revolução Chinesa

Uma das revoluções mais importantes na China aconteceu entre 1949 e 1962, sob a liderança de Mao Tse-tung, quando o comunismo chegou ao poder e foram tomadas medidas como a nacionalização de empresas estrangeiras, coletivização das terras e passou a existir um controle do Estado sobre a economia. Uma das marcas desse período na China foi a Revolução Cultural, um processo que teve início em 1963 que pretendia usar a cultura para instaurar uma revolução permanente. Foram iniciadas várias transformações baseadas no "Livro Vermelho" com fundamentação na autocrítica do sistema.